O solstício de verão marca a chegada da nova estação neste domingo (21 de dezembro de 2025), com previsão de calor intenso e chuvas irregulares no Paraná.
O solstício de verão chega neste domingo (21 de dezembro de 2025) às 12h03, encerrando uma primavera marcada por eventos extremos e grandes acumulados de chuva no Paraná. a chuva permanece intensa em janeiro e torna-se irregular entre fevereiro e março.
A estação de verão costuma registrar os maiores acumulados de chuva do estado, além de dias mais longos e aquecidos. Diferentemente da primavera, que apresenta muitas tempestades, o verão traz chuvas consecutivas entre a tarde e a noite, de curta duração, que podem ocasionar raios, rajadas de vento fortes e granizo, mas com menor severidade.
Meteorologistas do Simepar destacam que o verão favorece a atuação de sistemas convectivos de mesoescala, com linhas de instabilidade e tempestades localizadas, potencializadas por uma atmosfera mais aquecida e úmida. O fenômeno La Niña tem probabilidade de permanecer até fevereiro (pouco acima de 50%) e de cair para cerca de 20% entre fevereiro e março, gerando impactos climáticos pequenos.



