PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Deputados pedem a suspensão de pórticos de pedágio no Paraná

O sistema “free flow” está sendo implantado no Paraná pelas concessionárias de pedágio com distorções e por isso os deputados estaduais Evandro Araújo ...[ Leia completo ]


O sistema “free flow” está sendo implantado no Paraná pelas concessionárias de pedágio com distorções e por isso os deputados estaduais Evandro Araújo e Luiz Claudio Romanelli, ambos do PSD, estão subindo na tribuna todas as sessões para discutir o problema e pedir a suspensão da instalação de pórticos eletrônicos para cobrança de pedágio em locais onde há conflitos com a população.

As proprietárias querem cobrar tarifa cheia quando deveriam fracionar a cobrança no sistema “free flow”.

Os parlamentares defendem que o órgão adote o mesmo encaminhamento aplicado no caso da praça de pedágio de Rolândia, onde, após forte mobilização da comunidade, a localização do pórtico foi alterada.

“O que estamos vendo é que as concessionárias estão instalando os pórticos eletrônicos considerando apenas fins arrecadatórios, sem avaliar o impacto à comunidade e aos moradores lindeiros. Isso está errado. O interesse público deve prevalecer quando há pessoas sendo prejudicadas, especialmente quando o deslocamento das antigas praças físicas ocorre deliberadamente para ampliar a arrecadação, mesmo gerando injustiças”, afirmou Araújo.

“Já conversamos com as concessionárias e não adiantou, conversamos com o ministro Renan filho (Transportes) e agora enviamos este requerimento ao DER-PR. Se for necessário, vamos a Brasília cobrar uma ação, fiscalização, por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Os deputados, prefeitos, vereadores e lideranças relatam que a indignação é geral em todas as regiões do Paraná”, explicou Romanelli.

O documento cita situações que têm gerado conflitos nos trechos entre Marialva e Mandaguari, Presidente Castelo Branco e Mandaguaçu, Jataizinho, na região Sudoeste, além de outros casos semelhantes em diferentes regiões do Estado.

“O caso da correção do pórtico de Rolândia é uma notícia positiva, fruto da cobrança que fizemos em conjunto com setores da comunidade e empresários. O que consideramos justo agora é um olhar ampliado para todos os casos, pois todos os paranaenses merecem tratamento isonômico em um tema tão sensível à sua rotina”, completou Araújo.

“No dia 24 de fevereiro, teremos uma audiência pública na Assembleia Legislativa convocada pela Comissão de Obras, Transportes e Comunicação com participação da Frente Parlamentar de Engenharias e dos líderes do governo e da Oposição, deputados Hussein Bakri (PSD) e Arilson Chiorato (PT). As concessionárias foram convocadas para esta audiência”, anunciou Romanelli.

Entenda o caso

A polêmica em torno da antecipação dos pedágios eletrônicos, também chamada de “free flow”, ganhou repercussão após o início da instalação de pórticos nas regiões Norte e Noroeste do Estado (lotes 4 e 5). Uma denúncia do deputado Evandro Araújo alertou a população de que, após a autorização para funcionamento, os pórticos poderão cobrar tarifa cheia, e não proporcional ao trecho percorrido, o que pode impactar diretamente moradores lindeiros e usuários que realizam deslocamentos curtos e frequentes.

Além da cobrança integral, outro ponto considerado relevante é a localização dos pórticos, instalados a uma distância significativa das antigas praças físicas de pedágio. Os deputados alegam que essa medida amplia o número de usuários atingidos e não atende ao interesse público.

No início de fevereiro, após forte resistência da comunidade local, o DER solicitou à concessionária EPR a correção do pórtico instalado no perímetro urbano de Rolândia. A decisão incentivou mobilizações semelhantes em outras regiões do Estado.

Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná

Bateu, levou

Guto Silva é aclamado para o governo por deputado federal do PP

Ex-candidata a vereadora pelo PT, travesti Andrielly Vogue é esfaqueada

Coritiba precisa da vitória contra a Chapecoense para se firmar no Brasileirão

FPF define horário de Athletico e Londrina, além de Coritiba e Operário

Athletico e Corinthians terá nas arquibancadas apenas crianças, mulheres e idosos

Como fazer agachamento com barra apoiada nas costas da maneira correta

Receitas saudáveis: Frango ao Limão e Pimenta na Assadeira com Brócolis e Batatas

Horóscopo de 11 de fevereiro de 2026

Óbitos em Curitiba de dez de fevereiro de 2026

Carol Dartora leva invertida de Eduardo Pimentel

Rafael Greca é enquadrado por Ricardo Barros?

Alexandre Curi aponta Show Rural como espelho do Paraná

Rafael Greca chuta o balde e admite ser vice em 2026

Ricardo Barros afirma que Ratinho Junior vai de Guto Silva

Fonte:Blog do Tupan

Leia mais

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima